Home > Emergências Químicas > O que Fazer ? > Comunicação de Incidentes Químicos Ao Redor do Mundo

Comunicação de Incidentes Químicos Ao Redor do Mundo

Todos os dias, o Conselho Americano de Investigação de Riscos e Segurança Química (CSB - U.S. Chemical Safety and Hazard Investigation Board) recebe informes sobre incidentes químicos ocorridos ao redor do mundo proveniente de fontes governamentais, meios de comunicação, pessoas presentes no local e outras fontes.

O CSB incorpora as informações a bancos de dados que são distribuídos a outras agências governamentais e a órgãos interessados em segurança química, e as utiliza para decidir sobre o envio de equipes de investigação, baseando-se também em informações suplementares recebidas após o informe inicial.

Em julho de 2001, por exemplo, o CSB despachou seis investigadores para o local onde havia ocorrido a falha catastrófica de um tanque de ácido sulfúrico na refinaria de Delaware da empresa Motiva Enterprise. O incidente ocorreu durante trabalhos de manutenção perto do tanque, havendo liberação de ácido e material inflamável que entrou em ignição ferindo oito pessoas e matando uma. Para maiores informações sobre o acidente da Motiva, ver “Inside the Beltway” na página 30.

O CSB investiu na criação e manutenção do Centro de Informes de Incidentes Químicos, um banco de dados on-line de incidentes químicos que pode ser usado por pesquisadores, órgãos governamentais e outros para a melhoria da segurança química.


Nota: O Centro de Informes de Incidentes Químicos (CIRC) é um serviço de informações do Conselho Americano de Investigação de Riscos e Segurança Química (CSB). Os usuários desse serviço devem ter em conta que o CIRC não é uma listagem completa de todos os incidentes já ocorridos; muitos deles não são comunicados ou não são incluídos no banco de dados. Portanto, os dados não devem ser usados para análises estatísticas cujas conclusões ultrapassem o conteúdo do CIRC. Apesar de o CSB nunca publicar dados sabidamente incorretos, ele não pode confirmar todas as informações recebidas de suas várias fontes, muitas das quais servem de base para seus relatórios iniciais. Os usuários do CIRC devem também levar em conta que o CSB recebe informações mais completas sobre acidentes ocorridos nos Estados Unidos. Comparações entre incidentes ocorridos nos EUA e em outros países devem portanto levar esse fator em consideração.

Fonte: Conselho Americano de Investigação de Riscos e Segurança Química (CSB - U.S. Chemical Safety and Hazard Investigation Board)

 
 
Voltar | Topo | Indicar a um amigo | | Imprimir página | Início
 

Home | Política de Privacidade | Mapa do Site | Anuncie no PP | Fale Conosco

2009 Produtos Perigosos. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
 
Nipotech