Home > P.P.News (Assine Já) > Clipping PPNews > Conceitos e Importância do PAM

Conceitos e Importância do PAM

1 – CONCEITOS E OBJETIVOS DE UM PAM/RINEM
O conceito de Pam/Rinem é de um grupo de atuação conjunta das equipes em casos de emergência nas empresas participantes. Com a evolução dos grupos de auxilio mútuo os mesmos passaram a trabalhar fortemente na prevenção dos acidentes. Atualmente existem conhecidos 44 planos de atuação conjunta no Brasil. O estado com maior número é São Paulo com 26. Existem também grupos com outros nomes com o mesmo objetivo.
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO (PAM), REDE INTEGRADA DE EMERGÊNCIA (RINEM)

2 - A IMPORTÂNCIA DO PAM PARA AS INDÚSTRIAS E COMUNIDADE LOCAL
Podemos comparar os grupos de auxilio mútuo com nossa situação no dia a dia da vida particular como segue:
No seu dia a dia caso aconteça algum acidente em sua residência, quem virá socorrê-lo de imediato e de forma rápida com certeza é seu vizinho. Mesmo que você acione o poder público até a sua chegada quem irá prestar o primeiro atendimento são seus vizinhos.

Portanto não adianta você saber tudo de primeiros socorros se seu vizinho não está preparado para tal. Com certeza se acontecer na sua comunidade você irá ajudar e aplicar seus conhecimentos no socorro necessário, principalmente APH se existirem vítimas. Então nos casos que você não está em casa para socorro de sua família, com certeza, quem precisará dispor destes conhecimentos serão seus vizinhos. Portanto, treine seu vizinho, principalmente em APH.
Nas indústrias a realidade não é diferente, pois até a chegada dos recursos externos do poder público quem poderá fornecer uma ajuda imediata serão as empresas vizinhas.

Com os planos existentes as brigadas são treinadas e a empresa participante dos grupos de auxílio mútuo, contarão em um tempo muito rápido, de um grande reforço nas suas equipes de atendimento.
Para o pessoal do poder público com Bombeiros, Defesas Civis, Samú, Órgãos Ambientais entre outros, a importância das empresas fazerem parte de um grupo de auxilio mútuo é facilitar a atuação dos mesmos quando chegarem ao palco da ocorrência, pois encontrarão a situação mais controlada e as vezes até encerradas.
Em emergências devemos lembrar que os primeiros cinco minutos podem ser mais importantes de as próximas cinco horas.

3 - AS MAIORES DIFICULDADES DOS PAMS
As maiores dificuldades dos Pams e de grupos similares e a participação efetiva dos representantes das empresas e dos representantes do poder público nas reuniões e nas ações como simulados e treinamentos.

Outra dificuldade e convencer as empresa da importância da atuação conjunta porque os responsáveis sempre acham que na empresa dele nada irá acontecer. A necessidade só é percebida quando realmente alguma ocorrência acontece na empresa e ele descobre a dificuldade que vai ter pela falta de efetivo no controle. 
Lembrar sempre que, em emergências nossas equipes sozinhas nunca são suficientes. Nenhuma empresa vai manter um plantel suficiente de pessoas somente aguardando para atuar nos casos de emergência. 

Outra dificuldade encontrada pelos PAMs e o fato de alguns ter um ônus para que a empresa entre no grupo e outras conta com uma mensalidade que dificulta para o responsável convencer a diretoria da real necessidade de participação.

Outra dificuldade é a diferença muito grande entre as realidades das empresas pelo tamanho das mesmas. Existem empresas que possuem corpo próprio de equipes de emergência, recursos fixos, móveis e portáteis em grande número e existem empresas que não possuem quase nada, nem ao menos equipes próprias de controle de emergência. A visão normal das empresas grandes nesses casos é o fato de que ela vai mais atender do que ser atendida. Por isso é importante a empresa saber que fazendo parte de um grupo de auxílio mútuo o mais importante é o recurso humano que ele vai ter de imediato após a ocorrência de um acidente.

4 - DESTAQUES TECNOLÓGICOS
Os destaque tecnológicos que podem ser sentidos são os avanços dos recursos de combate a incêndio e vazamentos disponíveis hoje no mercado.
Outro destaque são os recursos de mídia disponíveis para elaboração de cenários e mesmo de simulados de mesa de forma lúdica que poderão ser utilizados nos simulados dos grupos.

Ainda falando de tecnologia podemos destacar a grande quantidade de aplicativos de controle de emergência que facilitam a busca de informações necessárias na hora da emergência, podem calcular nuvens de dispersão de gases, etc, bem como disponibiliza o envio de fotos, filmes do local às partes interessadas. 
A Suatrans disponibiliza o aplicativo de Produtos Perigosos e Primeiro no Local, ambos muito utilizados hoje pelos profissionais de controle de emergência.

5 –IMPORTÂNCIA JUNTO ÀS SEGURADORAS
As empresas seguradoras ainda não favorecem monetariamente empresas participantes de grupos de auxílio mútuo ficando tão somente na importância de uma ou outra na hora do levantamento dos dados a serem segurados.

Podemos afirmar que as companhias de seguro são as maiores beneficiadas pelos PAMs, uma vez que a atuação perfeita destes grupos reduz e muito os danos materiais e pessoais nas ocorrências.

6 – IMPORTÂNCIA ECONÔMICA 
A partir de junho de 2.018 no estado de São Paulo as empresas participantes de grupos de auxilio mutuo ou mesmo redes integradas de emergência poderão contar com a prorrogação de um ano a mais de validade do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros ( AVCB) bem como algumas categorias de empresas que terão o benefício de poder reduzir pela metade a exigência de contratação de Bombeiros Civis.

7 - OUTRAS CONSIDERAÇÕES.
A cada dois anos a Comissão de Preparação e Atendimento a Emergência da Associação Brasileira da Indústria Química realiza Encontros Nacionais PAM/Rinem como o realizado na cidade de São José dos Campos no dia 30 de novembro de 2.017. 

O evento é uma grande oportunidade para os responsáveis desta área nas empresas tomar conhecimento das realidades existentes no tocante à atuação conjunta.
O comando do corpo de bombeiros do estado de São Paulo está empenhado em ampliar o número de Pams no estado de São Paulo, trabalhando junto aos comandos para buscar formar novos Pams onde ainda não existe, bem como prestigiando ao existentes com a participação nos grupos de forma efetiva e profissional.

Na Suatrans há cadastrados 44 grupos de auxílio mutuo a nível nacional. Se desejar saber se seu grupo está cadastrado solicite informações no e-mail : chuca@suatrans.com.

Fonte: Suatrans Emergência.

 
 
Voltar | Topo | Indicar a um amigo | | Imprimir página | Início
 

Home | Política de Privacidade | Mapa do Site | Anuncie no PP | Fale Conosco

2009 Produtos Perigosos. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
 
Nipotech