Home > P.P.News (Assine Já) > Clipping PPNews > Fórum Mundial da Água: indústria ressalta a importância de atuação conjunta para a gestão eficiente de recursos hídricos

Fórum Mundial da Água: indústria ressalta a importância de atuação conjunta para a gestão eficiente de recursos hídricos

A capital federal recebeu de 19 a 23 de março o 8º Fórum Mundial da Água, que teve como tema “Compartilhando Água”. A primeira edição do Fórum realizada no Hemisfério Sul mobilizou um público recorde superior a 100 mil pessoas presentes, sendo 40 mil crianças.

As discussões da edição brasileira do Fórum atraíram, além do público recorde, 12 chefes de Estado, 134 parlamentares e 70 ministros de 56 países e a indústria esteve presente de forma ativa no evento.

No dia 18 de março, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) promoveram o Water Business Day, que debateu o uso sustentável da água e reuniu representantes de diversos setores industriais, entre eles o segmento químico, representado pela Abiquim.

O conteúdo apresentado pelos representantes das indústrias no Water Business Day gerou um relatório que foi apresentado em uma sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água, quando o setor empresarial convidou representantes da academia, governos, organizações multilaterais e organizações da sociedade para debater suas mensagens.

O coordenador da Rede de Recursos Hídricos da CNI, Percy Soares Neto, que coordenou o painel “Riscos Associados à Água – Métricas, Monitoramento e Reporting” do Water Business Day, explicou que a indústria faz parte da solução para a construção de segurança hídrica e para isso é necessário ter um ambiente regulatório mais moderno e aberto à iniciativa privada. Segundo Soares, também é necessário haver uma valorização da água. “Ela precisa ser considerada na matriz de sustentabilidade das empresas como uma protagonista”. O painel também contou com a coordenação da gerente de Segurança Hídrica da Carbon Disclosure Project (CDP Water), Orlaith Delargy, e teve como relatores a assessora de Meio Ambiente da Abiquim, Aline Bressan, e o coordenador de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) Alexandre Vilella.

Segundo o gerente para América Latina de Negócios Municipais da Ecolab e coordenador da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim, José Eduardo Gobbi, pela primeira vez foi possível notar que todos falavam a mesma “língua”. “A indústria, a sociedade civil e o governo estão preocupados com a sustentabilidade, a proteção ao meio ambiente e a disponibilidade de água potável para atender a população”.

Gobbi também realizou uma apresentação no estande da CNI no evento, na qual apresentou o trabalho desenvolvido pela Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim para promover o desenvolvimento de normas regulatórias. “A indústria química busca a sustentabilidade há mais de 20 anos, por meio do Programa Atuação Responsável®, indústria tem profissionais qualificados para que ela trabalhe de forma responsável e sustentável, os produtos da química são usados para tornar a água potável e no tratamento de efluentes”.
 
O responsável pelo Meio Ambiente Corporativo da Braskem e coordenador da Comissão Temática de Meio Ambiente da Abiquim, Mauro Machado, também considera que o Fórum apresentou um posicionamento compartilhado entre governo, sociedade civil e indústria. “O Brasil tem as principais reservas hídricas do mundo e o Fórum mostrou que todos estão com o mesmo foco e cientes de seu papel para reduzir o consumo dos recursos hídricos e atender à demanda da sociedade por água potável”. Machado ainda destacou que além da indústria química, que sempre atuou no desenvolvimento de produtos e soluções para reduzir o consumo hídrico e promover o tratamento de efluentes, foi possível observar que outros setores industriais como de mineração e siderúrgica, entre outros, têm trabalhado para reduzir o consumo do recurso.

A nona edição do Fórum Mundial da Água será realizada, em 2021, em Dacar, no Senegal, e terá como tema Segurança Hídrica para Paz e Desenvolvimento.

Clique no linkl abaixo para fazer o download do relatório final do Water Business Day.
http://static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/e7/0e/e70ecc7b-0bc3-4119-a5a5-b009b6ccee38/water_bussines_day__ingl_digital_3.pdf

Para mais informações, entre em contato com a Assessora de Meio Ambiente da Abiquim, Aline Caldas Bressan (aline.bressan@abiquim.org.br) ou com a Assessora de Comissões Setoriais, Carolina Ponce de León (carolina@abiquim.org.br).

O coordenador da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim, José Eduardo Gobbi,  apresentou o trabalho da Comissão no estande da CNI no Fórum Mundial da Água

A diretora de Assuntos Técnicos, Andrea Carla Cunha; a assessora de Meio Ambiente, Aline Bressan; e a assessora de Comissões Setoriais, Carolina Ponce de León, representando a Abiquim no Water Business Day e no Fórum Mundial da Água

Créditos Foto: ABIQUIM/Divulgação
Fonte: ABIQUIM Informa

 
 
Voltar | Topo | Indicar a um amigo | | Imprimir página | Início
 

Home | Política de Privacidade | Mapa do Site | Anuncie no PP | Fale Conosco

2009 Produtos Perigosos. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
 
Nipotech