Home > P.P.News (Assine Já) > Clipping PPNews > ChemCon The Americas 2018 promove debate sobre a regulação de substâncias químicas no mundo e Abiquim representa América Latina no evento

ChemCon The Americas 2018 promove debate sobre a regulação de substâncias químicas no mundo e Abiquim representa América Latina no evento

A Conferência ChemCon The Americas 2018 reuniu representantes do governo, da indústria química e de entidades setoriais da América, Ásia, Europa e Oceania para debater questões regulatórias de produtos químicos. O evento foi realizado de 5 a 9 de fevereiro em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e sua programação contou com 12 painéis e 3 seminários.

O gerente para a América Latina de EHS Hazmat Compliance da Givaudan e vice-coordenador do Fórum de Cooperação Regulatória para a América Latina, Daniel Rios, fez a apresentação “The Latin America Regulatory Cooperation Forum – aiming to achieve regulatory consistency and simplification in the region”, no painel “Chemical Control Legislation in Canada and Latin America”, realizado no dia 6 de fevereiro.

Em sua apresentação Rios contou sobre o trabalho colaborativo desenvolvido pelo Fórum, que reúne empresas associadas à Abiquim, de outros segmentos industriais do Brasil e da América Latina, e que tem o objetivo de promover o advocacy sobre a regulação de produtos químicos na região.

Rios explica que o Fórum pretende coordenar esforços para estimular a cooperação entre governos, assim como também entre associações industriais representantes de toda a cadeia de valor da química, visando que sejam estabelecidas regulamentações químicas compatíveis entre todos os países da região. 

“Por meio do Fórum temos a oportunidade de estabelecermos estratégias para um diálogo estruturado com o governo e apoiarmos o advocacy das associações locais, ao mesmo tempo temos a oportunidade de termos acesso às iniciativas e melhores práticas regulatórias de outros países. Sendo que hoje o Brasil, por meio do CONASQ (Comissão Nacional de Segurança Química), que é liderado pelo Ministério do Meio Ambiente, é um exemplo de participação da sociedade na formulação de uma legislação de substâncias químicas e, por isso, modelo seguido por outros países da América Latina”, explica Rios. Segundo o executivo, a conferência também foi um importante espaço de diálogo com representantes do governo argentino, brasileiro e colombiano, e além do que ofereceu a oportunidade para convidar esses profissionais ao Seminário de Cooperação Regulatória da América Latina, que será realizado pela Abiquim em colaboração com o ICCA no primeiro semestre de 2018 em São Paulo.

Outro participante do Fórum de Cooperação Regulatória para a América Latina, que se apresentou no evento foi o gerente sênior de Assuntos Regulatórios para América Latina da Sherwin-Willians, Roland Bircher, que fez a apresentação “Emerging chemical control regulations in Latin America – an industry perspective with focus on Chile, Ecuador, Costa Rica, Panama, Honduras, Venezuela, Uruguay, Peru and Paraguay”, realizado no painel “Chemical Control Legislation in Latin America”, também realizado no dia 6 de fevereiro.

Além das associadas à Abiquim também podem participar do Fórum de Cooperação Regulatória para a América Latina empresas associadas a segmentos industriais que serão afetados pela regulamentação de substâncias químicas. Para mais informações sobre o Fórum entre em contato com a assessora de Assuntos Regulatórios da Abiquim, Camila Hübner, pelo e-mail: camila@abiquim.org.br.

Clique aqui para assistir a entrevista concedida pelo gerente para a América Latina de EHS Hazmat Compliance da Givaudan, Daniel Rios; e pelo gerente sênior de Assuntos Regulatórios para América Latina da Sherwin-Willians, Roland Bircher, ao canal oficial da ChemCon Conferences no YouTube.

Créditos: ABIQUIM Informa

 
 
Voltar | Topo | Indicar a um amigo | | Imprimir página | Início
 

Home | Política de Privacidade | Mapa do Site | Anuncie no PP | Fale Conosco

2009 Produtos Perigosos. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
 
Nipotech