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Plano restringe a circulação de caminhões no Anel Viário de BH

No fim de novembro de 2017, Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte (MG), anunciou um plano emergencial que restringe a circulação de veículos de cargas no Anel Viário da cidade. No entanto, a medida pode encontrar alguns entraves, como a falta de rotas alternativas e áreas para que os caminhões fiquem parados. Outra dificuldade para colocar o plano em prática é a ausência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o órgão responsável pela via, na condução do processo. 

Especula-se que a limitação de cargas no Anel Viário aconteça durante os horários de pico e as primeiras mudanças devem ser implementadas entre os quilômetros 536 e 544, trecho que compreende do bairro Olhos d’Água à Avenida Amazonas e onde se registram o maior número de acidentes na via. 

Aliás, uma das razões para a implantação do plano, é justamente reduzir o índice de acidentes, segundo Alexandre Kalil. De janeiro a novembro do ano passado aconteceram 1.056 acidentes no Anel Viário, em que 756 pessoas ficaram feridas e 27 faleceram. 

Aos transportadores, se colocada em prática, a restrição pode resultar em aumento dos custos, atraso nas entregas e, até mesmo, no encarecimento das mercadorias. O Setsemg (Transporte de Cargas de Minas Gerais) estima que um veículo parado, sem carga, cause um prejuízo médio de R$50/hora, valor que pode aumentar, conforme a mercadoria que estiver sendo transportada. 

Contudo, de acordo com especialistas em direito público, é bastante difícil que a medida seja levada adiante sem a participação do Dnit. Nesse caso, a implantação da restrição seria possível apenas nos trechos concedidos a uma administradora privada.  Se viabilizado o plano, transportadores podem recorrer à Justiça.

  
Crédito: www.hojeemdia.com.br - Editoria de Arte / N/A

Fonte: ABTLP – Associação Brasileira de Transporte de Logística de Produtos Perigosos.

 
 
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