Home > P.P.News (Assine Já) > Clipping PPNews > Empresa lança drone capaz de pulverizar defensivos agrícolas e outros produtos químicos em áreas de plantio determinadas

Empresa lança drone capaz de pulverizar defensivos agrícolas e outros produtos químicos em áreas de plantio determinadas

É pioneiro no mercado brasileiro um drone capaz de pulverizar defensivos agrícolas e outros produtos químicos em áreas de plantio determinadas por GPS. Batizado de Pelicano, o equipamento foi criado pela empresa gaúcha Skydrones. A sua principal característica é a redução em até 60% da quantidade de defensivos aplicados no processo produtivo, além de proporcionar mais segurança para o produtor, pois evita o seu contato com o agente químico.

Outros benefícios são a capacidade de voar mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis e o controle exato do local onde será lançado o produto, ação que reduz o desperdício e que evita a dispersão em plantações vizinhas.

Essa evolução dos métodos tradicionais pode transportar até 10 quilos de defensivos em voos com duração de até 15 minutos, a cerca de 2 a 3 metros de altura. "Com essa solução fechamos o ciclo, por nós batizado de 'Crop Solution', que identifica precocemente a doença, pulveriza de maneira pontual, e reduz a quantidade de defensivos no meio ambiente", explica Ulf Bogdawa, CEO da Skydrones. O empresário estima que o mercado brasileiro seja 10 vezes superior ao do Japão – líder mundial do setor de drones para esse mesmo fim – com potencial para operação de cerca de 40 mil equipamentos.

A empresa está recebendo interessados em participar dos testes finais da fase piloto, que devem enviar e-mail para pelicano@skydrones.com.br.

Inspiração asiática, solução brasileira

Vem do Japão e da China, países líderes no desenvolvimento e produção de vants e multirotores, a inspiração para o Pelicano. A empresa encontrou no mercado japonês a utilização desta tecnologia na forma de helicópteros não-tripulados. Conforme explica o CEO da Skydrones, Ulf Bogdawa, houve um processo de melhoria e adaptação da solução para a realidade brasileira que durou um ano e meio. "Os primeiros modelos japoneses, por serem helicópteros, eram perigosos devido ao tamanho de suas hélices, e atuavam em áreas bem menores do que o necessário no Brasil", esclarece. Segundo Bogdawa, os maiores desafios superados foram a incompatibilidade do material com os produtos químicos, as condições meteorológicas brasileiras, e a incapacidade de transportar até 10 quilos com motores elétricos. Tem desenvolvimento nacional o design, os softwares e o sistema de controle de voo.

Combate ao zika

Criado para pulverização em plantações, o Pelicano se tornou um aliado também do combate ao mosquito Aedes aegypti. A ideia surgiu após a Embrapa informar sobre a demanda por este tipo de tecnologia para a área da saúde. Apelidado de "Zika Killer", o equipamento poderá transportar até 10 quilos de larvicidas.

"A aplicação é precisa, orientada por GPS, o que faz com que o equipamento possa ser usado em áreas já identificadas e com difícil acesso. Por exemplo, pátios de casas em que não se acha o morador para abrir", explica o CEO da SkyDrones, Ulf Bogdawa. A SkyDrones nasceu em 2010 e tem escritórios na China e em Porto Alegre.

O lançamento do Pelicano será durante a 17ª edição da Expodireito-Cotrijal, em Não-Me-Toque, RS, no dia 9 de maço, às 11 horas, no estande da LS Tractor.

(Fonte: POrtal DBO - 04/03/2016)

 
 
Voltar | Topo | Indicar a um amigo | | Imprimir página | Início
 

Home  |  Política de Privacidade  |  Mapa do Site  |  Anuncie no PP  |  Fale Conosco

2009 Produtos Perigosos. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
 
Nipotech